Visita embarcada no Refúgio de Alcatrazes

Tour

Visita embarcada no Refúgio de Alcatrazes. Sua aventura começa com um passeio pelo belíssimo Canal de São Sebastião. Um lugar cheio de cultura e histórias de navegadores e piratas. Rumo ao Arquipélago de Alcatrazes você começará a imaginar cores na silhueta misteriosa que aumenta à sua frente. Ao aproximar-se da ilha principal verá grandes rochas com uma floresta tropical incrustada.

 Alcatrazes é um paraíso isolado que já foi conectado ao continente num passado remoto. Hoje é habitado por animais e plantas e em um arranjo sem igual. Inclusive há espécies que só existem lá!

 Neste santuário você poderá observar (e ser observado por) grandes aves conhecidas como fragatas. Lá elas formam o maior ninhal de aves marinhas do Atlântico Sul. Isso quer dizer que quando um bebê fragata sai do ovo é naquele paraíso que ela abre seus olhos pela primeira vez. E assistirá mais de cem vezes o pôr-do-Sol em seu ninho, até alçar os primeiros voos. E quando adultos, voltarão lá para se reproduzir.

 Além de fragatas, o Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes abriga atobás, gaivotas, trinta-réis e uma grande diversidade de pequenas aves de ambientes tropicais.

 Também te incentivamos a se aventurar nas águas cristalinas deste paraíso. Abaixo da linha-d’água você encontrará um outro universo tão fascinante quanto o que já viu na primeira parte da viagem. Pois na Visita Embarcada você também poderá fazer um passeio de flutuação e observar tartarugas, peixes, corais, estrelas-do-mar e outros organismos marinhos, enquanto paira sobre este jardim colorido com o auxílio de coletes.

 Dica: Quando estiver flutuando, também olhe para cima da linha-d’água e veja um céu tomado por aves. Milhares delas!

 Visitar Alcatrazes é sempre uma aventura inesquecível! E em todo o percurso fiquem atentos! Tudo pode acontecer. Porque o Arquipélago de Alcatrazes está na rota migratória de baleias-jubartes, além de ser visitado por baleias-de-Bryde e golfinhos.

 Deixe esse paraíso de impressionar e te fazer querer voltar como fazem as fragatas.

O Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes (Refúgio de Alcatrazes), criado em 2016, é uma unidade conservação (UC) federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).  

O Refúgio de Alcatrazes fica no litoral norte do estado de São Paulo, no município de São Sebastião, e abriga mais de 1300 espécies, 100 delas sofrem ameaça de serem extintas. Possui também o maior ninhal de Fragatas (Fregata magnificens) do Atlântico Sul e é área de alimentação, reprodução e descanso para mais de 10 mil aves marinhas.

Nas águas de Alcatrazes está a maior quantidade de peixes do Sudeste do Brasil, das mais variadas formas e cores, que lá encontram o ambiente ideal para reprodução e crescimento.

A visitação pública ao Refúgio de Alcatrazes pode ser realizada somente com empresas e condutores autorizados pelo ICMBio.

Fonte: https://www.icmbio.gov.br