Trilha do Bonete Ilhabela
Descrição Geral
Trilha do Bonete Ilhabela. No extremo sul da Ilha vivem 250 pessoas na comunidade isolada constituída de famílias de pescadores do Bonete. Local onde a luz elétrica chega por placas solares e geradores, mas aconchegante para quem curte acampar ou se hospedar em uma pousadinha simples, tomar banho de cachoeira, nadar e surfar na praia com ondas de mais de 1 metro.
Mas a trilha que leva a um dos principais pontos turísticos de Ilhabela não deve ser considerado apenas como o sofrido caminho que leva ao paraíso. Sabe aquela história de que nem sempre é só o destino que compensa, mas sim o caminho? É bem esse o caso! A trilha para o Bonete será o próprio atrativo natural e experiência turística do seu dia em Ilhabela.
Com um total de 12km e repleta de subidas e descidas, essa trilha de nível médio a avançado deve ser feita apenas por pessoas com boas condições de preparo físico.
Por mais que a trilha tenha um caminho aberto e bem sinalizado, é preciso ter muito cuidado pois é muito fácil de cair ou torcer o pé pelos caminhos de pedras das constantes subidas e descidas. Utilizar um cajado pode ajudar muito.
Até chegar à Praia do Bonete, a trilha passa por 3 cachoeiras (Laje, Areado e Saquinho) e um mirante, o Mirante do Saquinho (onde é possível avistar a praia do alto), e ainda nos permite avistar as mais diversas espécies de pássaros da região, como Macucos e Jacutingas – não é a toa que Ilhabela tem sido muito procurada por praticantes de birdwatching.
A recomendação é que comece a trilha cedo e tire o dia para curtir o caminho, não tenha pressa. Curta um pouco das cachoeiras, aproveite para se hidratar e alimentar, mas lembre-se de jamais dispensar resíduos (recicláveis ou orgânicos) na natureza. Depois dessa imersão na mata, você já vai chegar ao Bonete com as energias renovadas. Aí é só curtir os demais atrativos que a comunidade local e a natureza proporcionam por lá.
fonte: www.ilhabela.com.br